Guido D'Arezzo (992 — 1050)
Monge católico italiano, regente do coro da Catedral de Arezzo(Toscana).
Foi o criador da notação moderna na pauta antiga, encerrando com o uso de neumas(Do latim sinal; elementos básicos do sistema de notação musical antes da invenção da notação de pautas de cinco linhas) na História da Música, e batizou as notas musicais com os nomes que conhecemos hoje: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si (antes,ut,re,mi,fa,sol,la e san), baseando-se em um texto sagrado em latim do hino a São João Batista.
A Guido d'Arezzo é também atribuída a invenção da "Mão Guidoniana",.
Cada articulação da MÃO DE GUIDO foi associada a um intervalo da escala de tal modo que os meninos do coro de Arezzo sabiam exatamente qual nota deviam cantar.
O Manosolfa ou Solfejo, como ficou conhecido esse sistema, foi rapidamente adotado pelos estudantes de canto para a memorização dos exercícios vocais.
Guido D’Arezzo também escreveu bastante acerca do novo sistema de notação, usando uma pauta com várias linhas e deu início ao desenvolvimento da escrita e leitura musical em composições mais elaboradas.
Como já vimos o sistema de Guido d'Arezzo sofreu algumas pequenas transformações no decorrer do tempo: a nota Ut passou a ser chamada de dó, para facilitar o canto com a terminação da sílaba em vogal, derivando-se provavelmente de Dominus (Senhor, em latim) e a nota si (por serem as inicias em latim de São João: Sancte Ioannes), novamente facilitando o canto com a terminação de uma vogal.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
AS NOTAS MUSICAIS E O BAR
Um Dó, um Mi bemol e também um Sol foram num bar. O bartender diz:
- "Desculpem-me mas nós não servimos menores." Então o Mi bemol teve que sair, deixando um quinta justa entre o Dó e o Sol.
- Depois de alguns drinks, a quinta diminui, pois o Sol já está caindo de bemol. Um Fá tenta aumentar a situação mas não é sustenido o bastante. De repente, um Ré entra no bar e olha direto para banheiro dizendo:
- "Com licença, eu sou a segunda."
Um Lá entra no bar, mas o bartender não fica convencido de que um relativo de Dó não seja menor. Então o bartender descobre que há um Si bemol se escondendo no fundo do bar e grita:
- "Pode sair daqui agora. Você é a sétima menor que eu encontro neste bar hoje a noite."
Autor desconhecido.
ORIGEM DO NOME DAS NOTAS MUSICAIS
Nota musical é o termo empregado para designar o elemento mínimo de um som, formado por um único modo de vibração do ar.
Sendo assim, cada nota tem uma duração determinada e está associada a uma freqüência, cuja unidade mais utilizada é a claves.
Ela descreverá em termos físicos se a nota é mais grave ou mais aguda.
O som, fisicamente, é uma onda ou conjunto de ondas(como já vimos enteriormente) que se propaga no ar com uma certa freqüência, sendo que se essas ondas estiverem com a freqüência na faixa de 20 a 20.000 Hz, o ouvido humano será capaz de vibrar à mesma proporção, captando essa informação e produzindo sensações neurais, às quais o ser humano dá o nome de som.
As ondas com freqüência bem baixa (entre 20 e 100 Hz por exemplo, soam em nossos ouvidos de forma grave, e sons com freqüência elevada - por exemplo acima de 400 Hz, soam de forma aguda).
O nome das notas (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) tem a sua origem na música coral medieval. Foi Guido d'Arezzo, um monge italiano, que criou este sistema de nomear as notas musicais.
Chamado sistema de solmização. Seis das sílabas foram tiradas das primeiras seis frases do texto de um hino a São João Batista, em que cada frase era cantada um grau acima na escala.
As frases iniciais do texto, escrito por Paolo Diacono, eram:
Ut queant laxis,
Resonare fibris,
Mira gestorum,
Famuli tuorum,
Solve polluti,
Labii reatum.
Tradução: "Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos teus atos admiráveis, absolve as faltas dos seus lábios impuros".
Mais tarde ut foi substituído por do, sugestão feita por Giovanni Battista Doni, um músico italiano que achava a sílaba incômoda para o solfejo, e foi adicionada a sílaba si, como abreviação de Sante Iohannes ("São João").
Mais tarde, nos países latinos, adaptou-se a designação "dó ré mi fá sol lá si" para representar "C D E F G A B", as chamadas cifras.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
TROMPETE
Os primeiros trompetes eram feitos de um tubo de cana, de bambu, madeira ou osso e até conchas.e só mais tarde se fizeram de metal.
O trompete era em sua origem, um tubo aberto que reproduzia sons solenes.
Não possuia válvulas, razão pela qual a quantidade de sons era bastante limitada.
Desde o século XV, ele vem sendo construido em sua forma atual,com um bocal em forma de taça, terminando em um pavilhão cônico.
No século XIX, foram incorporados valvulas como na trompa.
O trompete é o soprano dos instrumetos de metal.
Utilizado na orquestra desde o periodo barroco e presente em diversos tipos de músicas, destacando-se como solistano Jazz.
*Miles Dewey Davis Jr (Alton, 26 de Maio de 1926 — Santa Monica, 28 de Setembro de 1991) foi um trompetista, compositor e bandleader de jazz norte-americano.
Considerado um dos mais influentes músicos do século XX, Davis esteve na vanguarda de quase todos os desenvolvimentos do jazz desde a Segunda Guerra Mundial até a década de 1990.Como trompetista Davis tinha um som puro e claro, mas também uma incomum liberdade de articulação e altura. Ele ficou conhecido por ter um registro baixo e minimalista de tocar, mas também era capaz de conseguir alta complexidade e técnica com seu trompete.
Miles Davis: Walkin' http://www.youtube.com/watch?v=cTfBpKzu6XA
UQUELELE/UKELELE
Parece um cavaquinho mas não é. Estou falando do Uquelele ou Ukelele.
O uquelele é um instrumento de origem portuguesa, similar ao cavaquinho que foi patenteado no Havaí em 1917.
Sua popularidade estendeu-se nos EUA e na Europa em meados do século XX, tem o corpo do violão, mas não o mesmo tamanho e quatro cordas.
Quando Israel kamakawiwo'ole fez a versão de somewhere over the rainbow deixando o som do uquelele tomar conta da musica muitas pessoas descobriram e outras redescobriram o som maravilhoso deste instrumento.
Somewhere over the rainbow israel kamakawiwo'ole http://www.youtube.com/watch?v=y5JicO2bKec&feature=fvsr
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Duo Mexicano
Hoje vou indicar pra vocês o som de Rodrigo Sanchez e Gabriela Quintero.
Esses excelentes músicos ganharam reputação por tocar nos pubs e bares de Dublin, República da Irlanda , e apesar do seu estilo único, ganharam o status de cult.
Deixaram suas guitarras e o som do heavy metal da banda Tierra Ácida no México, e foram tentar a sorte na Europa, com violões de nylon.
Misturando flamenco, música latina e heavy metal esse duo fez surgir a combinação perfeita desses sons, graças a suas técnicas que são executadas de forma perfeita.
Claro que vou destacar aqui a qualidade(técnica) rítmica de Gabriela, é algo que me impressiona muito.
O som é muito bom.
Fica ai a dica.
http://www.youtube.com/watch?v=l-qgum7hFXk
http://www.youtube.com/watch?v=vTj4XDKXK_g&feature=related
A VOZ HUMANA
A voz humana é produzida pela vibração do ar que é expulso dos pulmões pelo diafragma e que passa pelas pregas vocais e é modificada pela boca, lábios e língua. A voz humana é produzida pelas pregas vocais(cordas vocais)
A voz sofre muita influência de hormônios e de nossas emoções. É comum ouvir pessoas que estão muito tristes ou nervosas, roucas.
Acredito que a VOZ HUMANA é o mais antigo dos instrumentos musicais.
"Quando é preciso ultrapassar os limites para se expressar, nasce uma canção."
As vozes humanas podem ser:
Vozes Agudas-Comum entre as mulheres e crianças(soprano e meio soprano).
Vozes Intermediarias-Contralto mulheres, e aguda dos homens como tenor.
Vozes Graves-Própria dos homens, barítono e baixo.
Segundo o timbre a classificação é essa:
Agudas = Soprano(mulher) Tenor (homem)
intermediarias = meio soprano(mulher) barítono (homem)
Graves = contralto (mulher) baixo (homem)
Você sabe qual é a classificação da sua voz?
Procure um professor e descubra!
Elis Regina uma das grandes vozes do Brasil
A voz sofre muita influência de hormônios e de nossas emoções. É comum ouvir pessoas que estão muito tristes ou nervosas, roucas.
Acredito que a VOZ HUMANA é o mais antigo dos instrumentos musicais.
"Quando é preciso ultrapassar os limites para se expressar, nasce uma canção."
As vozes humanas podem ser:
Vozes Agudas-Comum entre as mulheres e crianças(soprano e meio soprano).
Vozes Intermediarias-Contralto mulheres, e aguda dos homens como tenor.
Vozes Graves-Própria dos homens, barítono e baixo.
Segundo o timbre a classificação é essa:
Agudas = Soprano(mulher) Tenor (homem)
intermediarias = meio soprano(mulher) barítono (homem)
Graves = contralto (mulher) baixo (homem)
Você sabe qual é a classificação da sua voz?
Procure um professor e descubra!
Elis Regina uma das grandes vozes do Brasil
NOSSA MATÉRIA PRIMA
Os grandes escritores fazem das palavras sua matéria prima. A forma com que eles tratam as palavras,deixam para a humanidade, discursos inesqueciveis como o de Martin Luther King, ou os poemas de William Shakespeare.
Com nós musicos não acontece diferente, nossa matéria prima é o som.
Transformamos o que ouvimos interiormente em melodias que emocionam do mais novo ao mais velho.
Como Beethoven com a nona sinfonia, Chopin com noturnos, Bizet com Cármen, Tom e Vinicius com garota de Ipanema, Queen com we are the champions.
Usamos o som para transmitir o que sentimos ou pensamos, aquilo que talvez não diríamos, transformamos em sons, que nos casos acima foram imortalizados.
Simplificando o conceito do som.
Som é vibração.
A sensação auditiva que temos é causada por ondas.
Essa vibração pode ser regular ou irregular.
Algumas caracteristicas do som.
*Intensidade
*Altura ou Tom
*Timbre
*Duração
CURIOSIDADE MUSICAL 1.2
Você sabia que o ouvido humano,
não pode perceber sons inferiores a
20 hertz (vibrações por segundo)?
Os chamados infrassons.
Enquanto a mais alta se encontra
entre 10 000 e 20 000 hertz, o que
depende da idade do ouvinte
(quanto mais idoso menores as frequências máximas ouvidas).
A frequência comum de um piano é
de 40 a 4000 hertz e a da voz
humana se encontra entre 60 e 1300 hertz.
Existe quatro tipos de ouvido.
*Fisico ou externo;
*Psiquico ou interno;
*Relativo que correponde ao reconhecimento parcial;
*Absoluto que corresponde ao reconhecimento total.
NOS PRÓXIMOS ARTIGOS FALEREMOS DETALHADAMENTE SOBRE OS QUATRO TIPOS DE OUVIDO.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
CURIOSIDADE MUSICAL 1.1
A música “As Slow As Possible” (Tão Lento Quanto Possível), composta por John Cage, falecido em 1992.
É a música mais longa, o triste é que ninguém poderá ouvi-la toda.
Ela foi escrita para durar 639 anos.
Só as três primeiras notas musicais levaram um ano e meio para serem executadas.
A música vem sendo executada por um órgão lá na Alemanha.
É a música mais longa, o triste é que ninguém poderá ouvi-la toda.
Ela foi escrita para durar 639 anos.
Só as três primeiras notas musicais levaram um ano e meio para serem executadas.
A música vem sendo executada por um órgão lá na Alemanha.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Chairman da Korg falece após anos de luta contra câncer!
Fundada em 1962 no Japão por Tsutomu Kato e Tadashi Osanai, Korg era originalmente conhecida como "Keio Electronic Laboratories" (京王技術研究所) porque seus escritórios eram localizados perto da linha de trens Keio em Tokyo e o nome Keio era formado combinando as primeiras letras de Kato e Osanai. Antes de fundar a companhia, Kato era dono de uma boate. Osanai era graduado na Universidade de Tóquio e acordeonista notável, regularmente se apresentava na boate de Kato acompanhado por um instrumento de ritmo Wurlitzer. Insatisfeito com o som da instrumento, Osanai convenceu Kato a financiar sua idéia de construir um melhor.
Quando fundou a Korg Inc. em 1963, Tsutomu Katoh não imaginava que sua companhia iria figurar no topo junto com as maiores empresas do segmento.
Infelizmente, ele não conseguirá comemorar o aniversário de 50 anos da companhia que fundou: o Sr. Katoh faleceu no dia 15 de Março de 2011, exatos 48 anos depois de fundar a empresa. A Korg mantém até hoje os princípios que ele deixou: força, lealdade e honestidade.
A Yamaha Corporation sempre foi um parceiro importante da Korg, fornecendo-lhes circuitos e peças mecânicas. Em 1987, pouco antes da liberação do M1 Music Workstation, a Yamaha adquiriu uma participação de controle nas ações da Korg. A aquisição da empresa foi amigável.
Seu legado de amor, dedicação e paixão pela música e pelos teclados que ajudou a criar em todos esses anos, sempre nos trara inspiração.
A nota publicada pelo Presidente da Korg, Sr. Seiki Kato, diz o seguinte: “Desde quando ele fundou a Korg Inc. em 1963, o Sr. Katoh dirigiu nossa companhia com muito talento, visão e liderança. Ele era amado e respeitado por todos os funcionários e membros da família Korg. Ele contribuiu de forma significativa para a vida de inúmeros músicos em todo o mundo”.
Fonte: Wikipédia.
Assinar:
Postagens (Atom)